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O que é o sportainment e como ele pode revolucionar o esporte brasileiro

Resumo do texto

  • Sportainment é o ponto de partida para uma revolução positiva no esporte brasileiro;

  • O principal objetivo é causar experiências positivas para o torcedor e mudar o jeito de enxergar o esporte;

  • Eternizar momentos e transformar o esporte em um verdadeiro espetáculo;

  • Marcas podem aproveitar o forte apelo emocional através da experiência para cativar o consumidor;

  • O problema em trazer o formato para o Brasil está nos próprios clubes e na falta de fomento ao sportainment.

Sem dúvidas o esporte é uma das maiores paixões do brasileiro, aquele que faz sofrer, rir, se emocionar, às vezes se tornar um pesadelo, realmente é uma mistura de emoções e talvez seja esse o segredo. Para que essa chama se mantenha acesa, é preciso pensar em evolução, pensando em como se aproximar cada vez mais do torcedor. Certamente a resposta está no sportainment, que nós aqui da Hubstage tanto defendemos.


"Nosso foco é promover uma sinergia entre o futebol os outros esportes e o mundo do entretenimento". - Marcos Motta, embaixador do sportainment no Brasil.

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre, preste atenção porque o tema deverá ser amplamente discutido a partir de agora e fará a diferença para toda a cadeia esportiva e sociedade em geral.


O sportainment é a junção de sport e entertainment, ou seja, esporte e entretenimento, com o objetivo de encantar e tornar momentos inesquecíveis por meio da construção de espetáculo em uma disputa. O esporte como um todo passa a deixar de ser passivo e tem a preocupação de trazer a experiência focada na estratégia de Consumer Centric, assim a preocupação passa a ser focada naquilo que o espectador espera, sente e precisa.


Alguns podem dizer que tem que continuar a ser do jeito que é. Na verdade, é só parar para pensar o quanto a nossa sociedade mudou, no consumo de conteúdos digitais e a necessidade de buscar serviços cada vez mais personalizados.


O futebol, assim como outros esportes, está deixando de ser uma marca na camisa, chuteiras chamativas ou simplesmente venda de ingressos, assistir e voltar para casa. O sportainment é mais do que simples 90 minutos, é eternizar momentos e buscar aquele sentimento de que “quem não foi, perdeu”.


Além do próprio torcedor que deve levar cada jogo como único, a intenção é trazer as marcas para dentro e revolucionar o marketing esportivo, já que elas podem explorar cada vez mais a atenção do público combinada a uma paixão.


Como o esporte pode mudar a partir do sportainment?


Quem já teve a oportunidade de ir a festivais de música que reúnem milhares de pessoas ou mesmo campeonatos esportivos de outros países, certamente carrega uma lembrança especial que a quer fazer voltar para sentir tudo aquilo novamente.


No modelo à la Super Bowl, campeonato europeu e Bundesliga por exemplo, são referências de sportainment conhecidas em todo o mundo e que trazem os principais pontos aqui discutidos, estabelecendo uma relação muito mais profunda do que somente a paixão pelo clube.


Não é novidade que o esporte brasileiro passa por dificuldades financeiras e não recebe incentivos - em grande parte também culpa da má gestão dos clubes. A procura por novas fontes de renda é indispensável a medida que o tempo passa e essas receitas diminuem seu poder ou até secam.


O sportainment também é uma ferramenta para que os times e equipes busquem fomento de rendas ainda não exploradas no país. Os clubes pequenos também são beneficiados pela ação de juntar o esporte com entretenimento, já que no modelo atual, a atenção é voltada para os times mais valiosos e exclui os menores, como no caso das transmissões televisivas.


Podemos resumir então que o sportainment é uma ação que busca um envelopamento do esporte e a venda como um produto. Perde-se a hegemonia de um time para que todos os outros consigam ter o mesmo prestígio e com menor discrepância nos ganhos. A partir dessa visão não é um jogo importante, mas sim, todo um campeonato se torna emocionante do começo ao fim, mesmo que ainda o seu time do coração tenha sido eliminado.


É muito mais do que ver a bola rolar, é se preocupar de ponta a ponta, desde que o torcedor sai de casa até o encerramento, carregado de emoções que só a combinação de entretenimento e esporte podem oferecer e além de tudo, vai fazer com que aquela pessoa queira voltar.


Outro benefício do esporte como entretenimento é fazer com que as competições cheguem cada vez a mais pessoas e se tornem ainda mais interessantes. Hoje a atenção do público é disputada com plataformas de streaming, além dos videogames e o próprio eSports - que já aplica muito bem o sportainment.


Essas mudanças abrem novos caminhos para a atenção do público, que pode acompanhar os jogos a partir de outros formatos e com mais interatividade, que certamente é um grande chamariz para as novas gerações. Com a chegada da MP 984 esse pode ser o começo dessa abertura do esporte em outras plataformas.


MP 984 como primeiro passo do sportainment


A MP 984 assinada em 18 de junho de 2020, altera principalmente o artigo 42 da lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, que diz respeito sobre as regras de direitos de transmissão. A partir dessa Medida Provisória os times mandantes podem negociar com a plataforma ou emissora que preferirem.


Não é muito viável pensar sportainment e querer vender campeonatos e disputas como um produto se ele é refém da TV aberta. Sem dúvidas esse modelo é o que vem trazendo boa parte da renda dos clubes brasileiros por anos, mas também vem perdendo forças. Não podemos esquecer que a combinação de esporte e entretenimento tem outros meios de captação de receita e que ainda não são explorados no Brasil e que podem ser mais vantajosos do que é hoje no modelo tradicional.


Não é a busca pelo fim da TV aberta, mas, o começo de uma articulação sobre um possível caminho híbrido entre TV/streaming/Pay Per View, dentre outros. Para que o esporte esteja em mais lugares e seja competitivo em acesso, renda e atinja mais pessoas, esse é o primeiro passo para ser vendido como produto de entretenimento.


A medida também ajuda os times a partir da venda direta dos direitos de transmissão e passa a atuar num modelo ativo na negociação, podendo ganhar mais - diferente do que ocorre atualmente.


Por isso a MP 984 é mais do que sobre direitos de transmissão, é a abertura para a discussão do sportainment e incentivo aos times a buscarem a mudança, porque aqueles que não entenderem que esse novo momento, vão perder espaço e dinheiro em um futuro próximo.


O marketing do sportainment


Para as marcas o sportainment é fundamental e pode revolucionar a forma como elas se relacionam com o torcedor e potencial consumidor. A partir do objetivo de tornar momentos únicos e inesquecíveis, as empresas carregam essa responsabilidade para dentro do campo e conseguem um excelente retorno de lembrança de marca.


Uma simples placa em campo já não é há muito tempo a coisa mais lembrada pelo torcedor, isso aliás, nem é mais considerado marketing. O verdadeiro sentido de construir uma lembrança afetiva - e é isso que está em jogo para as empresas - é tornar momentos inesquecíveis através de experiências, trazendo o torcedor para dentro.


Há marcas que investem em ações que levam consumidores para dentro do campo, para conhecer o time, um jogador, entre tantas outras possibilidades. Outras ajudam a contar histórias emocionantes ou estão presentes apoiando um grande espetáculo, aquele de encher os olhos e o coração.


Esse é o sentido de sportainment para as empresas, provocar experiências e emoções, são esses elementos que propiciam que os consumidores tenham interesse em conhecer, desejar, admirar e fidelizar a marca. Sem dúvida um grande apelo.


O que ainda falta?


Não se trata de inventar nada ou de construir modelos incertos. Trata-se de aplicar modelos internacionais adaptados a nossa realidade. Basta olhar o que os grandes do futebol e de outros segmentos já fazem lá fora e trazer esse sucesso para o nosso país, mais uma vez é preciso dizer que o esporte precisa se renovar.


Um dos problemas observados nos clubes brasileiros, infelizmente, é a falta de credibilidade no formato e sem pensar a longo prazo, vendo o sportainment como um gasto a mais e não um investimento com retorno. É mais viável que os dirigentes invistam em novos jogadores ou infraestrutura do que entretenimento - pelo menos nessa pobre concepção de gestão e futuro.


Por isso o melhor caminho é fomentar cada vez mais as discussões acerca do assunto e os benefícios para toda a cadeia, que começa pelos clubes, jogadores e envolve torcedores, patrocinadores e a sociedade em geral.


Já passou da hora do mundo conhecer o esporte Brasileiro, assim como nossos clubes e não só a seleção. Sportainment é marcar território internacionalmente, fortalecer os times, fazer com que o esporte tenha a alma e fisionomia de um verdadeiro entretenimento imperdível, ainda quem sabe, os clubes tenham forças para segurarem seus melhores jogadores aqui no Brasil.


Essa é a luta da Hubstage: fortalecer o setor para que cada vez mais os benefícios do sportainment sejam conhecidos, já que por aqui é difícil ver debates sobre o assunto. A partir daí, provocar mudanças importantes e necessárias que devem impactar o futuro do esporte e mais: a forma como é visto nacional e internacionalmente.


Ainda há muito o que aprender com o setor de entretenimento, são cases interessantes que casam perfeitamente com essa paixão, seja na grama, na água, areia, tatame, com bola ou sem bola, basta olhar para fora e sonhar com isso aqui no Brasil. Não é utopia, é questão de quando será realidade.

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