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As marcas e a relação com uma das maiores paixões do brasileiro

Resumo do texto

  • O marketing no futebol como presença constante na memória do brasileiro foi tema de painel na World Football Summit 2020 (WFS-Live);

  • A propaganda sempre foi aliada a uma das maiores paixões do brasileiro e isso permite que marcas sejam lembradas em momentos especiais e se tornem eternos;

  • A forma de marketing dentro de campo mudou. Hoje se escuta mais o consumidor, além do foco estar em provocar experiências para o torcedor;

  • Propaganda no futebol é emocionar e poder ajudar a contar histórias, refletindo nas compras da marca, já que elas estão presentes na memória do consumidor.

O marketing esportivo é um case interessante para ser analisado, porque antes de mais nada, as empresas devem se preocupar em trazer experiências e sensações que se relacionem com essa paixão nacional e isso refletiu em uma mudança de posição do que era percebido antes e visto agora em questões de publicidade.


O tema foi discutido em um painel no evento World Football Summit 2020, com a presença de Felipe Bratfisch, Head of Sponsorship and Experiential Marketing da AMbev, Gustavo Castro, diretor de marketing da Brahma, Fred (Bruno Carneiro Nunes), do Desimpedidos e Marcelo Mandia, diretor da Octagon como mediador.


Antigamente a arte de fazer uma publicidade ou propaganda era bem diferente do que estamos vendo hoje. O processo visava aquilo que a empresa acreditava, do que o consumidor esperava ver, além de ser uma coisa mais passiva, como algumas placas no gramado, na camisa do time e, quem sabe, um “bonequinho da promoção”.


Com uma força tremenda das redes sociais, as empresas começaram a ter meios para ouvir seus consumidores e aqueles que não quiseram, tiveram que se reinventar ou foram esquecidos.


Hoje é possível ver uma diferença das marcas que realmente entram em campo com o marketing voltado ao futebol. A preocupação está muito mais em gerar uma experiência, e segundo Felipe Bratfisch, a atenção do consumidor é um dos recursos mais importantes, onde é preciso estar ligado ao que o cliente precisa e não o que a marca quer e o futebol permite estar presente na alegria ou na tristeza.


A marca se relaciona com o amor ao futebol. Ela é quem realça o brilho e faz que momentos se tornem inesquecíveis. Quem não tem uma lembrança de uma marca durante uma copa do mundo ou alguma publicidade que esteja ligada ao seu time do coração? O futebol cria momentos e lembranças afetivas que resistem ao tempo.


Gustavo Castro reforça que a relação emocional com o clube permite que não se fale de futebol de forma genérica, mas sim mais afundo e com emoções nas histórias contadas. Porque além de uma marca em campo, ela é quem ajuda a contar histórias e trazer o público para mais perto dela.


Marcas que emocionam de alguma forma, são as que ganham a lembrança do torcedor na hora de escolher o produto na gôndola. Por isso, é fantástico todo esse ciclo que começa justamente em atrair o consumidor e acabar levando-o ao processo de escolha, já que estiveram junto delas em algum momento especial do seu time ou por uma história particular em uma campanha publicitária.


Algumas empresas vão além e trazem o torcedor para uma experiência real e inesquecível e são diversos exemplos, como encontro com seus ídolos do esporte, conhecer um estádio, participar de um jogo, etc.


Esses exemplos servem para entendermos que hoje uma marca não pode ser fria. O momento que estamos passando com a pandemia também vai ser uma lição. Aquelas empresas que estão se destacando e procurando levar conteúdo e experiências para as pessoas em casa, certamente serão lembradas depois que tudo isso acabar. Será mais uma daquelas recordações afetivas, como por exemplo as lives de diversos cantores que são patrocinados, pelos shows, pelo incentivo à volta do futebol e diversas outras razões que vão fazer sucesso na mente de milhões de brasileiros.


E é dessa forma que as marcas estão presentes em uma das maiores paixões dos brasileiros que é o futebol, indo além de incentivar um time com patrocínio ou o nome na camiseta, mas ajudando a contar boas histórias, marcando momentos e provocando sentimentos duradouros em cada torcedor, do jeito que ele precisa e busca por essa atenção.



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